O que é EAD – Ensino a Distância?

O que é EAD – Ensino a Distância?

Você sabia que no Brasil um a cada cinco estudantes está matriculado no ensino a distância (EAD)? Essa informação é do Censo da Educação Superior divulgado pelo Inep em setembro de 2018 e mostra o quanto essa modalidade de ensino vem crescendo nos últimos anos.

De acordo com Inep, só em 2017 o EAD teve um crescimento de 17,6%, totalizando aproximadamente 1,8 milhões de estudantes matriculados em faculdades a distância. Mas o que é EAD exatamente? É o que você confere neste post. Siga com a leitura!

Como definir o ensino a distância?

O ensino a distância, também conhecido como EAD, é uma modalidade de ensino na qual estudante e professor não dividem o mesmo ambiente de estudos.

No Brasil, os primeiros indícios da educação a distância datam de 1850, quando agricultores recebiam orientações por carta sobre como cultivar as plantações e cuidar dos rebanhos.

De lá para cá, a concepção sobre o que é EAD mudou bastante, como você deve imaginar. Vieram os cursos por rádio, depois por televisão, via satélite e hoje temos a internet como o principal meio de oferta de graduações a distância.

O processo de ensino-aprendizagem no EAD atual é mediado por tecnologias digitais, tais como salas de aula virtuais, chats, fóruns e outros recursos que facilitam a comunicação entre professores, alunos e instituições. Dessa forma, o ensino a distância quebra barreiras físicas e geográficas, levando conhecimento de qualidade a qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Por que o EAD tem crescido nos últimos anos?

Agora que você já sabe o que é EAD, deve estar curioso para saber o motivo de tamanho sucesso, especialmente nos últimos anos. Um dos motivos do crescimento do ensino a distância no Brasil é sua capacidade de incluir cada vez mais pessoas, ampliando o acesso à educação.

Quem não tem tempo para ir até uma faculdade ou fazer um curso presencial ou mora em uma cidade pequena, em que não há universidades, por exemplo, pode se beneficiar da faculdade ou cursos profissionalizantes a distância.

Mães que não têm com quem deixar os filhos, pessoas que trabalham o dia inteiro e ficam sem disposição para estudar à noite, profissionais que viajam muito a trabalho e até quem não curte muito ficar em sala de aula o tempo todo vê inúmeras vantagens no ensino a distância.

Isso porque quem cursa o ensino superior a distância tem flexibilidade de horários, pode rever as aulas quantas vezes for necessário e realizar os trabalhos e atividades em horários mais convenientes para si mesmo.

É claro que essa facilidade não tira a responsabilidade do estudante em se dedicar às aulas, afinal, existem provas e etapas a serem concluídas para que ao final do curso você receba seu diploma.

A universidade a distância tampouco isola o estudante do ambiente acadêmico, pois você pode se deslocar até a instituição de ensino e fazer uso do espaço dedicado aos alunos sempre que precisar ou desejar. O grande diferencial do EAD é que você pode determinar o melhor momento para estar nas dependências da sua faculdade.

Gostou de saber o que é EAD? Ajude mais pessoas a conhecerem essa modalidade de ensino. Compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Horário de atendimento de segunda a sexta das 10:00 as 17:00
×