Técnicas de marketing podem, de fato, ajudá-lo a conquistar mais clientes e vendas.
Mas é claro que isso não significa usá-las sem moderação e, principalmente, sem planejamento.
Você não vai partir para a batalha sem uma estratégia, não é?
É por isso que este artigo tem tudo a ver com a sua necessidade de momento.
Vamos falar a partir de agora sobre quais são as técnicas de marketing mais indicadas para 2018.
Você vai ter as informações que precisa para escolher as táticas mais adequadas para o seu negócio e, especialmente, para o seu público-alvo.
Afinal, é por técnicas de marketing para atrair clientes que você procura, não é mesmo?
Será que seus esforços devem se concentrar no inbound ou outbound marketing?
Qual se mostra a rede social mais indicada para seu perfil de cliente?
Ainda vale a pena investir em uma estratégia de e-mail marketing?
Seja quais forem as suas dúvidas, vai encontrar as respostas a partir de agora.
Então, fique ligado neste verdadeiro guia sobre técnicas de marketing de vendas.
Boa leitura!
1. Segmente seu público-alvo
Essa dica pode parecer óbvia, mas é sempre bom reforçar a importância de segmentar seu público-alvo para qualquer ação de marketing.
Afinal de contas, o que é mais fácil: atender à demanda de um grupo de pessoas com os mesmos interesses e objetivos ou à necessidade de indivíduos com desejos distintos?
É claro que você sabe a resposta.
2. Defina sua persona
Agora que você segmentou seu público-alvo, o próximo passo é identificar um ou mais perfis daquele que julga ser a representação do seu cliente ideal.
Diferentemente da segmentação feita no primeiro momento, a definição da buyer persona vai além de dados demográficos, como idade, local e sexo.
Ela parte de uma pesquisa sobre o comportamento do consumidor e as suas atitudes, considerando ainda os objetivos, as necessidades, os hábitos e os interesses dele.
Dessa forma, fica muito mais fácil alinhar a sua estratégia, o tom de voz, seu conteúdo, entre outros elementos, para corresponder às expectativas do cliente.
3. SEO
Você pode até ter um ótimo produto ou serviço, mas como saber se ele está atingindo todas as pessoas que poderia?
As práticas de SEO (ou “Otimização para Mecanismos de Busca”) podem aumentar significativamente as chances da sua marca ser encontrada pelas pessoas que realmente desejam o que você oferece.
O ideal é que você revise e otimize seu SEO pelo menos uma vez por trimestre.
Afinal, o Google está sempre atualizando seus algoritmo.
Portanto, você precisa estar constantemente adequando seu conteúdo para alcançar melhores resultados.
Com o auxílio de uma plataforma apropriada, tente identificar as palavras-chave que estão fazendo seu negócio ganhar ou perder espaço neste ciclo do mecanismo de pesquisa.
É este cuidado que pode tornar a sua marca o mais fácil possível de ser descoberta.
4. Blog
E por falar em SEO, a publicação de conteúdo relevante e valioso no seu blog consegue aumentar o tráfego para seu site.
Mas não apenas isso, como também melhora sua classificação nos mecanismos de pesquisa – e o faz de forma natural.
Na verdade, o blog é uma ferramenta tão poderosa que, segundo pesquisa feita pela Hubspot, as empresas que priorizam estratégias de blog têm 13 vezes mais chances de obter um ROI (Retorno Sobre Investimento) positivo.
Número expressivo, não é mesmo?
Cada postagem que você cria representa mais uma página indexada em seu website, o que eleva a probabilidade de os clientes encontrarem você na pesquisa online.
Ele também indica aos mecanismos de pesquisa que seu site está ativo, o que ajudará a exibir seu conteúdo na parte superior dos resultados sugeridos.
Além disso, o blog dá voz à sua marca.
Não é à toa que 61% das empresas já adotam o blog como principal canal de distribuição de conteúdo.
Você ainda não faz parte das estatísticas?
5. E-mail marketing
Acredite ou não, mas o e-mail marketing ainda é uma das melhores maneiras de atingir o seu público.
Afinal, é muito difícil encontrar alguém que não tenha um endereço de e-mail hoje em dia.
Faz sentido, não faz?
Por isso, ele serve para manter uma comunicação direta com o público e estreitar o relacionamento com leads e clientes.
Você pode usá-lo para nutrir seus potenciais clientes com material de qualidade, divulgar eventos e webinars, oferecer descontos exclusivos, fazer o acompanhamento pós-venda, entre outras funcionalidades.
É, certamente, uma das técnicas de marketing que precisam estar na sua estratégia.
O e-mail funciona muito bem porque é gratuito e pode ser acessado com praticidade em diferentes dispositivos, como desktop, smartphone e tablet.
E tem ainda o benefício de manter seu público engajado nas outras plataformas, o que, por sua vez, ajuda a conservar a sua marca sempre na mente do consumidor.
6. Redes sociais
Hoje em dia, as redes sociais se popularizaram, de tal maneira que se tornaram uma das mais importantes técnicas de marketing para qualquer marca.
Ao descobrir quais canais seu público-alvo mais utiliza, você consegue segmentar seus posts para os horários e datas mais adequados para realizar ações de compartilhamento.
Outro aspecto positivo é que você tem a chance de se envolver com o seu público nas redes sociais, iniciando conversas e respondendo a elogios e queixas.
Por consequência, isso aumenta a credibilidade percebida sobre a sua empresa.
Além disso, uma grande parcela dos consumidores utilizam as redes sociais para conhecer e buscar informações das empresas.
Você sabia disso, não é?
Portanto, se certifique de marcar uma presença forte nessas plataformas para poder proporcionar o melhor atendimento possível e se manter conectado ao seu público.
7 Youtube
O YouTube é simplesmente a principal plataforma para o consumo de vídeos na internet.
Diariamente, são mais de 1 bilhão de horas assistidas pelo mundo todo.
Por esse número espetacular, você já consegue perceber o potencial dessa ferramenta para seu negócio, não é?
Além disso, segundo uma pesquisa do Instituto Provoker, cerca de 56% dos brasileiros com acesso à internet assistem mais vídeos online do que na televisão.
É mais um sinal de que é com técnicas de marketing digital que a sua estratégia vai mesmo decolar.
Então, não deixe de investir nesse canal para encantar seu público.
Dessa forma, você vai estar oferecendo conteúdo de qualidade, em um formato fácil de ser consumido e que ainda pode aumentar a rentabilidade do seu negócio.
Não deixe ainda de conferir algumas dicas de como ganhar inscritos para seu canal neste outro post.
8. Links patrocinados
O que você faz quando está com uma dúvida ou quer pesquisar algum produto?
Certamente, você recorre ao Google, não é mesmo?
Os mecanismos de buscas são, inegavelmente, uma das principais fontes utilizadas pelas pessoas para encontrar soluções para seus problemas.
Nesse contexto, os links patrocinados se tornam uma das principais técnicas de marketing.
São anúncios – dispostos na própria página de resultado de pesquisa ou em outros sites relacionados à sua empresa – que servem para ajudar os clientes a encontrarem sua marca através de sites ou plataformas que eles seguem.
Porém, ao contrário do SEO, essa é uma publicidade paga.
Ou seja, para ganhar destaque, é preciso fazer um investimento.
Geralmente, ele ocorre no formato PPC (Pay Per Click), isto é, só é cobrado o valor quando o usuário clica no link.
9. Rádio, TV, revistas e jornais
Mesmo com todas as vantagens e a importância do marketing digital, as mídias tradicionais de massa ainda se mostram como uma boa estratégia.
Ao mesmo tempo, seguem sendo um dos principais canais de comunicação de muitos brasileiros.
Significa que vale a pena investir pesado nelas?
Não necessariamente.
Antes, é preciso refletir se realmente elas valem a pena e irão trazer o retorno esperado, já que requerem um valor mais alto para investimento.
Por isso, geralmente são empresas com grande orçamento para o departamento de marketing que mais apostam nesse tipo de estratégia.
Além de custo, não esqueça de priorizar os canais de acordo com as preferências do seu público.
Esse é o principal aspecto a observar.
10. Eventos
Os eventos são excelentes maneiras de agrupar seu público-alvo em um mesmo lugar, aumentar o conhecimento sobre sua marca e fazer um bom networking.
Engana-se quem pensa que apenas grandes empresas podem organizar eventos.
Essa é uma estratégia que dá certo tanto também para os negócios de menor porte.
Por exemplo, no caso das pequenas empresas, podem ser organizados eventos para pessoas específicas ou potenciais parceiros comerciais.
Já no caso de grandes empresas, eventos abertos ao público são uma ótima maneira de atrair novos clientes e também divulgar a marca.
11. Faça parcerias estratégicas
Já que acabamos de falar em parceiras, vale lembrar que elas podem ser uma boa opção para explorar novos públicos e conquistar a preferência de novos consumidores.
As parcerias são bastante comuns no ambiente digital, como a divulgação da marca no perfil de algum digital influencer ou a co-produção de vídeos entre dois youtubers, por exemplo.
O importante é escolher bem os seus parceiros para que essa relação resulte em benefícios para ambas as partes.
É possível que vocês até compartilhem o mesmo público, mas que os produtos não sejam concorrentes diretos, para que todos saiam ganhando.
12. Promoções
Você com certeza já se deparou com aquelas promoções no Instagram ou Facebook que pedem para marcar um número determinados de amigos na publicação e, assim, concorrer a um prêmio, não é?
Essa é uma das formas mais comuns de promoções que vemos nas redes sociais.
Além disso, outras duas técnicas de marketing de vendas bastante utilizadas são o upselling e o cross selling.
Ambas procuram convencer o cliente a fazer uma compra maior, mas têm diferenças pontuais.
O upselling objetiva fazer o consumidor comprar uma versão mais cara do seu produto ou serviço.
Já o cross selling sugere outros itens relacionados ao item inicial, os quais também podem despertar o desejo de compra no cliente.
13. Invista em sazonalidades
É fato que a maioria das empresas enfrenta alguns períodos de sazonalidade bem definidos, nos quais pode vender mais ou menos determinados produtos, por exemplo.
Mas quando falamos em sazonalidades, também devemos incluir qualquer data comemorativa que faça sentido para o seu negócio.
Ou seja, que possa ser usada a seu favor, tanto através de campanhas, quanto eventos e promoções.
Já montou o seu calendário?
14. Podcasts
Assim como os vídeos, os conteúdos em formato de áudio também ganham cada dia mais adeptos, graças à praticidade e facilidade de consumo que possuem.
Eles funcionam como uma espécie de programas de rádio online, pelo qual as pessoas podem fazer entrevistas, expor e debater sua opinião sobre algum tema, entre outras funcionalidades.
As empresas podem usar essa técnica para falar sobre temas do seu mercado, anunciar novidades, responder dúvidas dos clientes e muito mais.
15. Webinars
A diferença do webinar para o podcast é simplesmente que ele é uma transmissão no formato de vídeo, o que acaba agregando mais valor ainda para aquele conteúdo.
O ideal é que ele seja feito ao vivo.
Para isso, tente montar um roteiro para conduzir o webinar sem erros.
A interação com os espectadores pode trazer momentos inesperados, mas estar bem preparado ajuda bastante a contornar essas situações.
Afinal, esse engajamento com o público consegue atrair mais clientes novos de maneira natural.
Só não se esqueça de gravá-lo e deixar uma versão disponível para download no site.
Isso é especialmente válido para que as pessoas que não puderam assisti-lo ao vivo também possam ter acesso ao conteúdo.
16. Assessoria de imprensa
A assessoria de imprensa é uma alternativa que requer um investimento menor que as mídias tradicionais, como rádio e tv.
Ao mesmo tempo, pode ser tão eficiente quanto no desafio de divulgar a marca, explorar públicos novos e gerar credibilidade para a empresa.
Por isso, caso seu orçamento não seja muito grande, não deixe de investir na assessoria para conseguir destaque local, regional ou até mesmo nacional.
Tudo depende do seu mercado, é claro.
17. Entregue o fator “Uau”
Para ganhar vantagem competitiva no atual cenário econômico, é preciso que você vá além de simplesmente vender um produto.
Você precisa criar uma experiência de consumo positiva.
E, para isso, é necessário que você surpreenda seus clientes, isto é, entregue mais do que ele está esperando.
Isso vale desde os contatos iniciais, com um bom atendimento ao cliente, durante todo o processo de vendas e se estendendo até o pós-vendas, com um follow up e suporte técnico de excelência.
Outro ponto positivo de surpreender o cliente é que eles acabam aumentando a credibilidade e a confiança na sua empresa, indicando-a para pessoas próximas.
E elas, por sua vez, podem se tornar novos clientes sem muito esforço da sua parte.
18. Mobile first
As pessoas usam seus smartphones a todo momento para diversas finalidades, certo?
Sendo assim, é primordial que suas campanhas não fiquem bem apenas na versão do desktop, mas também em qualquer dispositivo móvel.
Garantir um design responsivo e que se adapte à plataforma em que está sendo exibido, além de facilitar a navegação, tem um grande impacto na decisão de compra dos clientes.
Um site difícil de mexer ou que demore tempo demais para carregar, provavelmente, será abandonado muito mais rápido do que você gostaria.
19. Crie landing pages
Encerrando a nossa lista de técnicas de marketing, não poderíamos esquecer delas.
As landing pages desempenham um papel fundamental para o aumento da taxa de conversão.
São nelas que seus leads aterrissam antes de virar clientes.
Por isso, a peça precisa ser bem otimizada e seu conteúdo deve explicar de forma clara e objetiva o que o usuário irá ganhar com aquela oferta.
É preciso ser firme em justificar por que ele não pode deixar de fazer aquele download ou assinar aquele serviço naquele exato momento.
Como acabamos de falar, uma landing page bem elaborada aumenta muito as chances de confirmar as conversões que você tanto deseja.