O QUE É CURSO SEMIPRESENCIAL? VEJA ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER

Você sabe o que é curso semipresencial? Sabe dizer como funciona esse modelo de ensino? Você tem dúvidas se esse é o modelo ideal para você ou não? Pois pode se acalmar que o artigo de hoje veio para falar como funciona o curso semipresencial e desmistificar algumas crenças que geralmente quem não sabe muito sobre, pode acabar acreditando.

O curso semipresencial é uma modalidade de ensino que tem aulas presenciais e também conteúdo para ser estudado de forma online, em casa. Então, você não precisa frequentar a escola todos os dias, mas tem que estudar em casa todo o material disponível na plataforma de ensino a distância do aluno.

Para que você entenda melhor o que é curso semipresencial, vamos te mostrar algumas coisas que você precisa saber para entender melhor o que é o curso semipresencial e desmascarar alguns mitos e preconceitos que ainda existem por falta de informação de muitas pessoas que simplesmente não buscaram saber sobre o assunto ainda.

1. A presença nas aulas presenciais é obrigatória

Uma das maiores dúvidas a respeito de como funciona o curso semipresencial diz respeito à obrigatoriedade de frequentar as aulas. Isso porque muita gente confunde muito a modalidade semipresencial com a EAD. Pois então, saiba que as aulas presenciais são obrigatórias pois elas são parte importante de todo o processo de aprendizagem desse modelo de ensino!

Essa modalidade de ensino, como o nome já diz, é feita para unir o melhor dos dois mundos — tanto do ensino presencial, quanto do ensino EAD. E isso possibilita que o aluno consiga aliar o estudo à sua rotina da melhor forma possível, sem ficar sobrecarregado.

2. A quantidade de aulas presenciais varia em cada curso

Não existe uma regra quando falamos sobre a quantidade de aulas que o curso semipresencial exige dos alunos. Os encontros podem variar dependendo de alguns fatores, tais como:

  • o conteúdo específico de cada curso superior;
  • o progresso das matérias e, portanto, do aluno, na grade curricular;
  • estudos de caso;
  • resolução de problemas;
  • práticas que favoreçam a dinâmica em coletivo.

Com relação aos cursos semipresenciais. A regra geral é que os cursos tenham 80% dos conteúdos de forma presencial. No entanto, novas resoluções de cursos no formato EAD abrem possibilidades para que aconteçam menos encontros.

Além disso, diferente de um ensino completamente presencial, no qual os professores gastam boa parte dos encontros para a exposição do conteúdo e pouco tempo de discussão e participação, no semipresencial, esses momentos de encontros presenciais são tidos de forma diferente. O foco nem sempre vai ser a exposição de conteúdo e o professor busca sempre o desenvolvimento do aluno enquanto agente ativo no processo de aprendizagem.

O importante é entender que quando o aluno comparece às aulas, o objetivo é sempre o ensino de qualidade para que o aluno consiga utilizar o espaço físico da instituição da melhor forma possível para o seu aprendizado.

3. Você precisará estudar a distância também

Quando as pessoas não sabem o que é curso semipresencial, é muito comum a crença de que o único momento de “estudar sério” é no dia das aulas presenciais. Essa ideia não passa de um mito! E como todo mito, precisa ser desmistificado!

O aluno tem sim o apoio dos professores de maneira mais direta nos encontros presenciais e isso pode facilitar o aprendizado de alguma questão específica. Mas esses encontros presenciais não são os únicos momentos em que o aluno deve se dedicar ao estudo.

É indispensável que o aluno reserve um tempo em sua rotina e consiga dar conta de um cronograma de estudos eficiente. Pois muitas vezes as aulas presenciais já vão requerer do aluno o conteúdo prévio que fica disponível na plataforma online — que pode ser acessada pelo estudante sempre que ele quiser.

E para estudar em casa, o aluno precisa de muita dedicação e comprometimento, habilidades indispensáveis para se diferenciar em qualquer área, seja educacional, profissional e até mesmo pessoal. Já que ser uma pessoa dedicada independente daquilo que você faça, abre caminhos em qualquer etapa da vida.

E se você tem dificuldades de estudar em casa, lembre-se: estudar em casa não é sinônimo de estudar sozinho! Você tem sempre o auxílio da plataforma online e tutores que estão preparados para sanar suas dúvidas.

Você pode usar de vários artifícios e facilidades, desde apps que te ajudam a estudar, ou aprender a fazer mapas mentais, e até mesmo utilizar dicas sobre o que fazer quando a sua produtividade pessoal cai.

4. Você terá aulas com os professores do curso presencial

E muita gente que não sabe como funciona o curso semipresencial, talvez pense que os professores responsáveis pelas aulas, sejam diferentes ou menos qualificados. Isso vem embasado na crença de que modelos de faculdade presencial são melhores do que os EAD. Outro mito! Nas melhores faculdades EAD, os professores responsáveis pelos cursos são os mesmos, independentemente da modalidade escolhida pelo aluno — presencial, semipresencial ou EAD.

Não é a modalidade que vai interferir na qualidade do ensino. Tanto o ensino a distância quanto o presencial possuem suas características próprias e podem ser bons ou ruins, dependendo do que você precisa, e além disso, só você mesmo para escolher a melhor escola para você!

5. O diploma é reconhecido e igual ao da faculdade presencial

Outra preocupação de quem não sabe como funciona ou então o que é curso semipresencial ou até mesmo o EAD, é o medo de sofrer preconceito no mercado de trabalho. Esse preconceito precisa ser derrubado. Inclusive, já se foi o tempo em que as modalidades a distância, como o semipresencial e o EAD eram vistas com descaso por recrutadores.

Com o avanço das tecnologias e das metodologias de ensino, o ensino a distância vem se aprimorando cada vez mais, para acompanhar as necessidades de uma sociedade cada vez mais acelerada, onde o tempo se torna um dos recursos mais limitado e justamente por isso, mais precioso.

Depois da conclusão do curso, seja ele em qualquer modalidade: presencial, semipresencial ou EAD o aluno recebe o mesmo diploma! Isso quer dizer que independente da modalidade, o peso do diploma é o mesmo.

Agora, se essa preocupação é por conta do seu currículo, é importante ter em mente que quando falamos sobre qualquer modalidade de ensino é a qualidade do ensino que conta, além de como o aluno se apropria desse saber.

6. As aulas presenciais são de diversas formas

Já falamos um pouco sobre isso, mas vale a pena ressaltar sempre. As aulas presenciais fazem parte dessa modalidade de ensino e são utilizadas de diversas formas. O que quer dizer que dependendo das especificações de cada curso, os encontros presenciais, podem ser:

  • espaços de fixação de conteúdos, contando com o auxílio dos professores e tutores;
  • focados para abordar assuntos e necessidades de disciplinas específicas;
  • usado para aulas de laboratório;
  • imersão e práticas de conteúdo e resolução de casos;
  • visitas técnicas a áreas relacionadas ao seu curso;
  • utilizadas para a apresentação de trabalhos;
  • atribuição de avaliações de disciplinas.

E por aí vai. Não custa nada ressaltar que independente de como vai se dar a utilização das aulas, o foco é sempre a melhor abordagem possível para que o aluno consiga avançar na sua jornada de aprendizado e alcançar os resultados que deseja.

7. O curso semipresencial proporciona excelente aprendizado

A modalidade de ensino semipresencial traz praticidade e flexibilidade de horários ao aluno, mantendo aulas presenciais periodicamente, permitindo que seus alunos consigam um acompanhamento humanizado e qualificado em seu processo de aprendizagem.

Como já te mostramos, os professores que dão aulas nessa modalidade de ensino são os mesmo da modalidade presencial, portanto a qualidade de ensino é a mesma.

E para além de tudo aquilo que você vai aprender do seu curso, o ensino semipresencial exige comprometimento do aluno, uma das principais habilidades valorizadas no mercado de trabalho, pois mostra como você não tem medo de enfrentar desafios em prol de boas mudanças.

Então não tenha medo, se a escola que disponibiliza o ensino semipresencial ou EAD tem um histórico , isso significa que seu ensino é de qualidade e você pode confiar.

8. É possível conciliar as aulas com o trabalho

E, sem dúvida alguma, um dos maiores atrativos dessa modalidade de ensino é a possibilidade de conciliar os seus estudos com trabalho e vida pessoal. Claro que cada um vai precisar encontrar a sua fórmula, mas a flexibilidade dessa modalidade de ensino é um diferencial para quem busca o desenvolvimento pessoal, e não pode abrir mão de trabalhar.

E isso se reflete muito no perfil dos alunos, é o que mostra os dado publicados pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). No último censo levantado pela ABED, cerca de 29% dos alunos matriculados na modalidade semipresencial composta por pessoas entre 26 e 30 anos de idade e em geral já está inserido no mercado de trabalho. Ou seja, essas pessoas encontraram no curso semipresencial a oportunidade para estudar e conquistar o tão sonhado diploma de ensino superior.

9. O aluno conta com toda a estrutura física da Arte Papel de Parede

Os espaços físicos das instituições, contam com uma infraestrutura capaz de atender diversas necessidades de seus alunos, como:

  • salas de estudos;
  • laboratórios de informática;
  • salas multidisciplinares;
  • biblioteca;
  • auditório.

Afinal de contas, por mais que a modalidade seja semipresencial, os alunos podem frequentar o campus ou polo de apoio presencial sempre que desejarem, pois toda a estrutura é feita pensando na facilitação das atividades pedagógicas.

Você pode frequentar, inclusive, os eventos acadêmicos, participar de projetos de pesquisa, de extensão e programas de estágio. Muito bom, não é mesmo?

10. Você se conecta à plataforma de ensino de onde estiver

Se estamos falando de um modelo de ensino diferenciado e flexível, capaz de se adequar a inovações tecnológicas e mudanças no comportamento da sociedade, é claro que estamos falando sobre a total liberdade de acessar todo o conteúdo de ensino, diretamente da palma da sua mão!

Para isso, a plataforma digital das melhores faculdade precisam se práticas, acessíveis e intuitivas. O Portal do Aluno da Arte Papel de Parede é responsiva, para que você consiga acessar as aulas e conteúdos de qualquer lugar, incluindo dispositivos móveis, como celulares e tablets, na hora que quiser.

Dessa forma, garantindo maior praticidade e possibilidades de acesso ao aluno, basta ter acesso à Internet e fazer o login no sistema.

E resumindo tudo que a gente viu até aqui: o modelo de ensino semipresencial possui suas características próprias, capazes de unir o melhor do ensino EAD, como a flexibilização de horários e ferramentas digitais para que o aluno estudo, mas também consegue utilizar o que o ensino presencial tem de melhor, ao utilizar os espaços dos encontros presenciais de diversas formas.

Tudo isso, mantendo sempre a preocupação com o desenvolvimento do aluno e focado em facilitar todo o processo pedagógico. E para isso o aluno encontra uma série de ferramentas tecnológicas, além de pessoal qualificado para que o seu estudo, seja feito da melhor forma possível.

E aí, agora ficou mais fácil entender o que é curso semipresencial, não é mesmo? Já decidiu se essa é a escolha perfeita para você?

Os cursos de Papel de Parede são uma opção que já estão sendo oferecidas na modalidade semipresencial. Conheça agora os 3 cursos de Instalação de Papel de Parede EAD Profissional e muito bom para quem deseja se tornar um instalador de sucesso.

Horário de atendimento de segunda a sexta das 10:00 as 17:00
×